quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Horta vertical de garrafa PET

Uma alternativa que me chamou muito a atenção foi o uso de garrafas PET para o cultivo de hortaliças em casa. Além de ser super sustentável ainda resolve o problema de quem não tem muito espaço, pode ser usado até em apartamentos pequenos.

A garrafa PET é uma invenção que deu certo em termos econômicos, mas vem trazendo uma dor de cabeça quando pensamos na enorme degradação do Meio Ambiente causada por ela.

As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A idéia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se
apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas.

Em junho desse ano, o quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo mostrou a aplicação dessa técnica e o resultado ficou lindo! Marcelo Rosenbaum explicou em seu site como fazer para ter a sua própria horta e nós replicamos aqui.

MATERIAL
- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;
- Tesoura;
- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame;
- Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET;
- Terra;
- Muda de planta.

MODO DE FAZER

Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.


Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo no fundo da garrafa. A água usada para regar a muda precisa escoar.

Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro. Para a garrafa não deslizar...

Usando corda de varal ou barbante:

Usando cordoalha ou arame:
Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.



Para quem quiser ver o resultado no Lar Doce Lar:



Fontes: ROSENBAUM


Gostou? O Engenheiro Agrônomo, Jucelino dá mais dicas de como plantar as hortaliças em garrafas PET e também apresenta outros modelos de vasinhos: